Meias em Tricô (Passo a Passo)

14/04/2010 at 2:28 PM 3 comentários

Material:
1 novelo (100g) de lã Cisne (Premium) – Usei Azul 6038
1 novelo (40g) de lã Coats (D’Primera) – Usei Branco BC
Agulhas nº 4 (Coats)
Agulha para costurar tricô

Vale lembrar que não é necessario usar a lã branca. Eu apenas utilizei para fazer o detalhe no calcanhar da meia e na ponta. Se preferir, pode ser tudo de uma unica cor.

Primeiro de Tudo: Cano
Monte na agulha 48 pontos e faça 10 carreiras de barra 2/2. Isso formará o início do cano da meia. Em seguida faça 14 carreiras em meia). Na 6ª e na 7ª carreira eu troquei a lã, para a cor branca (para detalhe). Depois continuei em azul.
Para canos mais longos, continue fazendo carreiras em meia (a receita original pedia 20 carr.).

Segundo Passo: Calcanhar
Agora que você já fez o cano, vamos dar início ao calcanhar. Ele é feito de um lado, e depois do outro. Coloquei a receita sem abreviar nada para facilitar e as fotos são de uma meia ainda não costurada.

Primeiro lado:
Tricote 13 pontos em meia vire o trabalho, e volte em tricô.
Tricote 12 pontos em meia vire o trabalho, e volte em tricô.
Tricote 11 pontos em meia vire o trabalho, e volte em tricô.
Tricote 10 pontos em meia vire o trabalho, e volte em tricô.
Tricote 9 pontos em meia vire o trabalho, e volte em tricô.
Tricote 8 pontos em meia vire o trabalho, e volte em tricô.
Tricote 7 pontos em meia vire o trabalho, e volte em tricô.
Tricote 6 pontos em meia vire o trabalho, e volte em tricô.
Tricote 5 pontos em meia vire o trabalho, e volte em tricô.
Tricote 4 pontos em meia vire o trabalho, e volte em tricô.
Agora vamos voltar os pontos…
Tricote 4 pontos em meia e mais um que estava em espera, e volte em tricô.
Tricote 5 pontos em meia e mais um que estava em espera, e volte em tricô.
Tricote 6 pontos em meia e mais um que estava em espera, e volte em tricô.
Tricote 7 pontos em meia e mais um que estava em espera, e volte em tricô.
Tricote 8 pontos em meia e mais um que estava em espera, e volte em tricô.
Tricote 9 pontos em meia e mais um que estava em espera, e volte em tricô.
Tricote 10 pontos em meia e mais um que estava em espera, e volte em tricô.
Tricote 11 pontos em meia e mais um que estava em espera, e volte em tricô.
Tricote 12 pontos em meia e mais um que estava em espera, e volte em tricô.
Tricote 13 pontos em meia e mais um que estava em espera, e volte em tricô.

Você vai perceber que sua meia ganhou um triângulo em meia com uma linha transversa no meio, com pequenos furinhos. É assim mesmo que deverá ficar. Vamos então fazer o lado oposto do calcanhar. Para chegar lá, faça uma carreia em meia e começe:

Segundo lado:
Tricote 13 pontos em tricô e volte em meia.
Tricote 12 pontos em tricô e volte em meia.
Tricote 11 pontos em tricô e volte em meia.
Tricote 10 pontos em tricô e volte em meia.
Tricote 9 pontos em tricô e volte em meia.
Tricote 8 pontos em tricô e volte em meia.
Tricote 7 pontos em tricô e volte em meia.
Tricote 6 pontos em tricô e volte em meia.
Tricote 5 pontos em tricô e volte em meia.
Tricote 4 pontos em tricô e volte em meia.
Agora vamos voltar os pontos…
Tricote 4 pontos em tricô, mais um que estava em espera, volte em meia.
Tricote 5 pontos em tricô, mais um que estava em espera, volte em meia.
Tricote 6 pontos em tricô, mais um que estava em espera, volte em meia.
Tricote 7 pontos em tricô, mais um que estava em espera, volte em meia.
Tricote 8 pontos em tricô, mais um que estava em espera, volte em meia.
Tricote 9 pontos em tricô, mais um que estava em espera, volte em meia.
Tricote 10 pontos em tricô, mais um que estava em espera, volte em meia.
Tricote 11 pontos em tricô, mais um que estava em espera, volte em meia.
Tricote 12 pontos em tricô, mais um que estava em espera, volte em meia.
Tricote 13 pontos em tricô, mais um que estava em espera, volte em meia.

Peito do Pé:
Agora que temos o calcanhar pronto, nossa meia precisa de um corpo ou seja o peito. Ele é feito apenas com carreiras em meia (frente e costas). Essa parte vai depender do pé dono da meia. E deve acabar antes dos dedos, se não a meia ficará comprida demais. Vale lembrar que deverão ser sempre um numero de carreiras pares. A receita original, manda fazer 34 carreiras em meia. Eu também fiz com 34 carreiras em meia, e troquei para a cor branca).

Ponta do Pé:
Agora você precisa ir diminuindo os pontos para formar a parte da ponta d ameia. Para isso, faça assim:
1ª carr.:11 meia, 2 meia junto, 1 meia, 2 meia junto, 16 meia, 2 meia junto, 1 meia, 2 meia junto, 11 meia.
2ª carr.: toda em tricô.
3ª carr.:10 meia, 2 meia junto, 1 meia, 2 meia junto, 14 meia, 2 meia junto, 1 meia, 2 meia junto, 10 meia.
4ª carr.: toda em tricô.
5ª carr.:09 meia, 2 meia junto, 1 meia, 2 meia junto, 12 meia, 2 meia junto, 1 meia, 2 meia junto, 09 meia.
6ª carr.: toda em tricô.
7ª carr.:08 meia, 2 meia junto, 1 meia, 2 meia junto, 10 meia, 2 meia junto, 1 meia, 2 meia junto, 08 meia.
8ª carr.: toda em tricô.
9ª carr.:07 meia, 2 meia junto, 1 meia, 2 meia junto, 08 meia, 2 meia junto, 1 meia, 2 meia junto, 07 meia.
10ª carr.: toda em tricô.
11ª carr.:06 meia, 2 meia junto, 1 meia, 2 meia junto, 06 meia, 2 meia junto, 1 meia, 2 meia junto, 06 meia.
12ª carr.: toda em tricô.
13ª carr.:05 meia, 2 meia junto, 1 meia, 2 meia junto, 04 meia, 2 meia junto, 1 meia, 2 meia junto, 05 meia.
14ª carr.: toda em tricô.
15ª carr.:04 meia, 2 meia junto, 1 meia, 2 meia junto, 02 meia, 2 meia junto, 1 meia, 2 meia junto, 04 meia.

Quando acabar, volte em tricô, e arremate seu trabalho (lembrando que sempre arrematamos tricô pelo direito (ou seja, a linha inicial, fica do lado direito do trabalho).

Final: Costurando a Meia
A parte mais legal (eu acho) é costurar. É tão bacana ver os pontos sendo unidos no lugar certinho. Se você tem dúvidas de como costurar tricô, eu recomendo esse vídeo do youtube.

Mais fotos:

Eu realmente espero ter ajudado, qualquer dúvida, pode publicar aqui que eu respondo, o mais breve possível.

Anúncios

Entry filed under: Artesanato, Tricô. Tags: , , , , .

Desenho Novo Eba 8000 visitas!

3 Comentários Add your own

  • 1. Ana  |  29/05/2010 às 3:18 PM

    Ola, sabe eu sei fazer croche, já fiz meia em trico a muitos anos, só que não lembro como fiz, agora encontrei sua receita, mas preciso do video, porque a minha não ajuda eu ler como antes, o meu óculos quebrou e como estou desempregada ñ tenho como comprar outro.
    Com video não preciso ler é só ver e escutar como faz.
    Porque eu fui ler e não entendi muito bem.
    A 1ª parte eu forcei a vista para ler, entendi um pouco, masdeu dor na vista.
    Obrigada pela atenção.
    Bjs
    Abraços por ensinar-me

    Responder
  • 2. Day  |  29/05/2010 às 4:03 PM

    Olá Ana, tudo bom?
    Eu realmente espero poder te ajudar, eu vou tentar gravar um video explicativo neste fim de semana, falando a receita e mostrando os passos.
    Caso você queira a receita escrita, tenho aqui uma dica: copie a receita e cole no Microsoft Word, depois selecione a letra e aumente.
    Eu sei que isto pode dar muito trabalho, e não ajuda muito para entender a receita.
    Então fica combinado… eu gravo a receita e assim que tiver o video pronto, eu posto aqui no blog.
    Um grande abraço, e obrigada por visitar o blog!

    Responder
  • 3. Hélida N. Soares  |  21/03/2011 às 2:55 AM

    Por favor, se vc tiver o video, poderia me enviar? Ficarei muito grata.. MUITO OBRIGADO!!

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed

Posts por Mês

abril 2010
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Obrigada pela Visita!

  • 837,928 visitas

Tricô

Confira os vídeos e receitas de tricô para iniciantes!

Link-Me

Para se tornar um parceiro, pegue nosso banner e entre em contato!

Fotos no Flickr

Top Blog 2010